Regularização fundiária volta à pauta de prioridades
O mês de novembro chegou trazendo a esperada e bem-vinda chuva, mas também grande preocupação para as populações que moram em áreas de risco. Segundo levantamento feito em janeiro pela Casa Civil e pelo Ministério das Cidades, 1.942 municípios brasileiros (34%) têm moradores em regiões suscetíveis a deslizamentos, enxurradas e enchentes. Ao todo, 8,9 milhões de pessoas vivem nessas condições. Os dados, atualizados até 2022, mostram a urgência de ações governamentais voltadas à gestão de risco e prevenção de desastres, assim como à regularização fundiária desses imóveis, medida que contribui para o ordenamento do território e o desenvolvimento urbano sustentável, beneficiando tanto os moradores quanto a sociedade.
O Brasil possui mecanismos legais para isso. A Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S), implementada pela Lei Federal 13.465/2017, é um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente equilibrado e seguro.
A IEME Brasil atua na área de regularização fundiária por meio de seu Departamento de Desenvolvimento Urbano, composto por uma equipe multidisciplinar (arquitetos urbanistas, advogados, sociólogos, assistentes sociais, engenheiros e outros profissionais).
Conheça mais sobre o trabalho da IEME Brasil nesta área
Posts Relacionados
Novos equipamentos ampliam competitividade do LAEDE O LAEDE começa o ano de 2025 fortalecido pelo processo de modernização de suas instalações e pela aquisição de novos... Shakira faz o MorumBIS tremer e a IEME monitora a segurança No show da Shakira, assim como em outros eventos desse porte, a equipe da IEME Brasil esteve presente para medir o comportamento da estrutura, utilizando sensores e avaliando os efeitos das cargas... IEME Brasil: acreditação mantida Após dois anos como OIA, a IEME Brasil acaba de passar por uma avaliação de supervisão que obteve a recomendação de manutenção da Acreditação... Mais investimento público, mais investimento privado O LAEDE adquiriu recentemente novos equipamentos (bombas hidráulicas e controladores) para ensaios de componentes e sistemas...