Pontes
A vida útil de uma obra de arte, como pontes e viadutos, depende do acompanhamento sistemático de sua integridade. Da inspeção visual aos métodos de análise dinâmica, existem diversas alternativas de investigação.
AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL E SEGURANÇA DA OBRA
A inspeção visual é uma importante metodologia para o acompanhamento da condição de estruturas civis, identificando-se patologias como fissuras e trincas, degradação dos aparelhos de apoio, carbonatação do concreto, armaduras expostas, entre outros. Em conjunto com a inspeção visual, os ensaios não destrutivos constituem uma ótima ferramenta para detectar informações adicionais da estrutura.
Entre eles, pode-se citar:
- pacometria
- esclerometria
- ultrassonografia
- extensometria
- monitoração da movimentação de fissuras e sua profundidade
- avaliação dos níveis de tensão e corrosão das armaduras
ENSAIOS ESTÁTICOS E DINÂMICOS
Como ensaio estático em pontes, pode ser executada uma prova de carga estática de acordo com as normas em vigor, medindo-se os deslocamentos e deformações resultantes de carregamentos aplicados em etapas. Os ensaios dinâmicos servem para obtenção das propriedades modais da ponte, como frequências naturais e modos de vibração, em que são aplicados carregamentos dinâmicos para a leitura das acelerações e/ou velocidades.
MODELO MATEMÁTICO TEÓRICO-EXPERIMENTAL
Elaborado a partir das propriedades mecânicas dos materiais, obtidas experimentalmente, o modelo numérico é uma ferramenta bastante confiável para avaliação do comportamento da estrutura, inclusive sob diversas condições de carregamento. Esta ferramenta garante a segurança da estrutura em seu estado real.
MONITORAÇÃO E ANÁLISE EXPERIMENTAL DINÂMICA
Cada situação exige um tipo de análise: monitoração de vibrações existentes ou induzidas por gerador mecânico. Entre as principais vantagens da monitoração dinâmica destacam-se:
- Técnica não destrutiva utilizada na avaliação da integridade estrutural
- Precisão na avaliação estrutural e identificação de anomalias
- Metodologia de notável eficiência para avaliação do comportamento das estruturas
- Possibilidade de avaliação estrutural contínua e comparativa com o comportamento da estrutura íntegra
A excitação da estrutura pode ser ambiental ou forçada e para a medição são utilizados acelerômetros posicionados em pontos estratégicos da estrutura. A análise é realizada utilizando a Análise Modal Operacional (OMA) e/ou a Análise Modal Experimental clássica (EMA), respectivamente. Para o ensaio dinâmico com vibração forçada, a IEME Brasil possui o Vibrodina, equipamento gerador de vibrações mecânicas. Os dados obtidos nesta análise são processados pela EMA, permitindo a avaliação precisa de eventuais danos estruturais. Veja mais em Estruturas em Geral.
ESTUDOS SOBRE REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADO (RAA)
A reação Álcali-Agregado (RAA) é uma patologia que pode comprometer a vida útil da estrutura. Veja como podemos ajudá-lo a enfrentar este problema:
- Inspeção detalhada dos elementos estruturais
- Análise microscópica e petrográfica de amostras de concreto
- Monitoração da movimentação de fissuras e de sua profundidade
- Modelos numéricos para avaliação da expansão do concreto
- Soluções para mitigação dos efeitos da RAA.
PRINCIPAIS PROJETOS
- Ponte sobre o Rio Negro (AM)
- Ponte ferroviária sobre o canal Bertioga (SP)
- Ponte Rio‑Niterói – BR‑101 (RJ)
- Ponte do Mar Pequeno na Rodovia dos Imigrantes (SP)
- Estação Ponte Estaiada da Linha 5 do Metrô (SP)
- Ponte Guilherme de Almeida na Rodovia Castelo Branco (SP)