Sobre o projeto
- Cliente :Prefeitura Municipal de Suzano (SP)
- Escopo :Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Suzano (PMDMAP)
- Órgão financiador :FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos)
- Consórcio :IEME Brasil e Base
- Período :2017-2023
Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Suzano (PMDMAP)
Coordenado e concluído em 2022 pela Prefeitura de Suzano (SP), o Plano Municipal de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais de Suzano (PMDMAP) faz um extenso mapeamento do município, identificando desde vias, propriedades e ocupações até o tipo de cobertura do solo, bacias e áreas de risco para a ocupação humana.
O estudo abrange 45 áreas (divididas em diversos setores) e é uma ferramenta de gestão municipal importante em vários aspectos, como: ocupação urbana, transporte e desenvolvimento viário, programas sociais e educação ambiental. Além disso, o PMDMAP identifica as regiões sujeitas a inundações, alagamentos e escorregamento de encostas, ajudando a prefeitura a intervir nas áreas críticas e assim prevenir acidentes.
Constituído de um diagnóstico por setor, o plano fornece para cada um deles recomendações específicas para a solução dos problemas. Elas podem incluir serviços de limpeza de lixo e entulho, melhorias no sistema de drenagem superficial (águas pluviais, servidas e/ou esgoto); obras de terraplenagem para acerto ou abatimento de talude, obras de drenagem e proteção superficial; implantação de estruturas de contenção (muros de gravidade, cortinas etc.), serviços de terraplenagem; implantação de proteção superficial vegetal (gramíneas) em taludes com solo exposto; limpeza e desassoreamento de canal de drenagem e até remoção definitiva de moradias do setor.
O PMDMAP, iniciado em 2017, foi financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), por meio do CBH-AT (Comitê de Bacia do Alto Tietê), e realizado pelas empresas IEME Brasil e Base para a Prefeitura de Suzano.