Sistemas Metroferroviários

Sistemas Metroferroviários

O transporte sobre trilhos deve oferecer segurança e conforto aos usuários.

 

Na área de sistemas metroferroviários, a IEME Brasil elabora projetos geométricos de via permanente e projetos básicos e executivos de superestrutura de via permanente. Além disso, a empresa dispõe de metodologia própria para monitorar vibrações e ruídos transmitidos por trens e metrôs a edificações próximas de vias e estações.

Os serviços que oferecemos são:

PROJETOS BÁSICOS E EXECUTIVOS DE SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE

A superestrutura da via permanente de sistemas metroferroviários pode ser concebida em dormentes sobre lastro ou em laje de concreto armado com fixação direta. Já os projetos básicos de via permanente consistem na concepção da superestrutura da via permanente para elaboração das planilhas de quantidades.

Por sua vez, no projeto executivo, todos os componentes da via permanente (dormentes, fixação de trilhos, soldas, AMVs, materiais elastoméricos para o sistema massa-mola, entre outros são analisados e estudados para utilização no empreendimento.

Todo o dimensionamento, tanto das camadas de sublastro e lastro quanto da armadura e forma da laje de concreto armado é efetuado no projeto executivo. Nos projetos básico e executivo, ainda são elaborados estudos e cálculos para o sistema de atenuação de vibrações e ruído secundário (sistema massa-mola).

 

ELABORAÇÃO DE MODELOS NUMÉRICOS

Os modelos numéricos em elementos finitos são desenvolvidos para obtenção dos esforços causados pelas passagens do trem. Dessa forma, todos os componentes da via permanente de sistemas metroferroviários são simulados no modelo, sendo aplicadas as cargas e combinações de acordo com o empreendimento.

 

INSTRUMENTAÇÃO DE VIA PERMANENTE

Instrumentação nos componentes de via permanente para medição:

  • Carga lateral e vertical no contato roda / trilho;
  • Deslocamentos dos trilhos, dormentes e lajes do sistema massa-mola;
  • Aceleração nos trilhos, túneis, sistema massa-mola, dentre outros;
  • Momentos fletores máximos em dormentes.

Além da instrumentação, a IEME Brasil conta com uma equipe de engenheiros para o tratamento e análise dos dados para laudos conclusivos da condição da via permanente.

 

PROJETO GEOMÉTRICO DE VIA PERMANENTE

PROJETOS DE SISTEMAS AMORTECEDORES DE VIBRAÇÕES E BARREIRAS ACÚSTICAS

Nos projetos que visam o amortecimento de vibrações e a atenuação de ruídos, a IEME Brasil utiliza o método VVP-IEME e uma série de informações de campo e experimentais, que garantem eficiência às decisões. A metodologia do projeto segue a seguinte sequência:

  • Classificação de edificações lindeiras
  • Medição de Vibrações e Ruídos Secundários ou ruídos ambientes em Edificações Lindeiras pelo LAEDE
  • Determinação das frequências naturais das edificações. Veja mais em Estruturas em geral
  • Análise da transmissibilidade nas estruturas
  • Avaliação do Conforto dos Usuários

 

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE OU DE BARREIRA ACÚSTICA
HOMOLOGAÇÃO DE ESTRUTURAS DE VIA PERMANENTE

A homologação de via permanente consiste na instrumentação para avaliação de esforços e desempenho de vias e veículos em sistemas metroferroviários existentes.
A análise dos resultados pode ser efetuada com o modelo numérico em elementos finitos, onde todos os componentes da via são representados e simulados.

 

ANÁLISE EXPERIMENTAL DE COMPONENTES PARA VIAS PERMANENTES

Ensaios realizados pela IEME Brasil para avaliar o comportamento de componentes da via férrea ou metroviária.

    • Ensaios com conjuntos de fixação de trilhos e materiais elastoméricos
    • Análise do comportamento estático e dinâmico
    • Comportamento sob carregamento cíclico
    • Desempenho após exposição a intempéries
    • Elaboração de Modelos Numéricos

 

ENSAIOS DE HOMOLOGAÇÃO DOS SISTEMAS DE VIAS PERMANENTES

Antes de a via entrar em operação, os sistemas de atenuação de ruídos e vibrações passam por homologação, que inclui as seguintes atividades:

  • Monitoração da passagem de trens em operação comercial e especial
  • Medição de deslocamentos em lajes flutuantes
  • Obtenção dos níveis de vibrações da laje e do túnel da via permanente
  • Avaliação das tensões e abertura de bitola nos trilhos
  • Verificação da eficiência dos sistemas de atenuação de vibrações e ruídos primários

 

PRINCIPAIS PROJETOS

  • Metrô de Salvador (Linha 1): Determinação da estabilidade, ruído e vibração da via permanente
  • VLT do Rio de Janeiro: Estudos e projeto do sistema de atenuação da via permanente
  • Metrô do Rio de Janeiro (Linha 4 – Trecho Gávea – General Osório): Projeto Básico de ligação metroviária
  • VLT de Santos: Ensaios de homologação da manta elastomérica do sistema de atenuação de vibrações
  • CPTM de São Paulo
    • Linhas 7-Rubi, 8-Diamente e 9-Esmeralda: Elaboração de projeto executivo de instalação de AMV e Rede Aérea de Tração
  • Metrô de São Paulo
    • Linha 4-Amarela – Vila Sônia – Trecho 2: Projeto Executivo da superestrutura de via permanente e ensaios de homologação
    • Linha 15-Prata, Monotrilho: Ensaios de homologação da superestrutura
    • Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha: Verificação teórica e experimental dos sistemas de superestrutura de via permanente implantados