IEME Brasil presente no Morumbi, palco do Coldplay

IEME Brasil presente no Morumbi, palco do Coldplay

A banda britânica Coldplay fechou no sábado, 18/3, o ciclo de seis shows em São Paulo, parte da turnê mundial “Music of the Spheres” que celebra o último disco do grupo. Para segurança dos músicos e milhares de fãs que compareceram ao show, o estádio do Morumbi estava sendo monitorado pela IEME Brasil, que instalou sensores para medir a deformação da estrutura submetida a cargas dinâmicas, como as geradas pelo público pulando em shows musicais ou em partidas de futebol. Essas medidas fornecem diversas informações importantes sobre a estrutura.

Estádios que são constantemente monitorados e recebem manutenção regular, caso do Estádio Cicero Pompeu de Toledo (estádio do São Paulo Futebol Clube – SPFC), são muito seguros. Infelizmente, a maioria dos estádios brasileiros não tem essa preocupação. O problema pode surgir quando a estrutura entra em ressonância, ou seja, a frequência da carga dinâmica coincide com a frequência natural da estrutura. Nesses casos, as vibrações podem ultrapassar os limites admitidos em normas técnicas e gerar desde pânico ao público, acidentes e até o colapso da estrutura.

O SPFC, sempre preocupado em garantir a segurança e o conforto do seu público, mais uma vez contratou a IEME Brasil para monitorar a estrutura do estádio. Desta vez, o evento foi o show do Coldplay. Parabéns ao pessoal do SPFC por seu cuidado e responsabilidade.

02_700x500
03_700x500
04_700x500
 
 
  • 02_700x500
  • 03_700x500
  • 04_700x500