O Japão foi o país que deu o “primeiro passo” em acessibilidade para pessoas com deficiência visual
Os pisos táteis são um elemento vital para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Eles surgiram em 1965, quando o engenheiro Seiichi Miyake, movido pelo desejo de ajudar um amigo que havia perdido a visão, desenvolveu um sistema de pisos em relevo, que poderiam ser detectados pelo toque. Diferentes texturas e formatos indicavam condições de segurança ou riscos específicos.
A cidade de Okayama foi pioneira na adoção da inovação, ao instalar os primeiros pisos táteis em suas calçadas em março de 1967. A cor brilhante dos blocos também beneficiou indivíduos com baixa visão e deficiências cognitivas.
Graças ao trabalho de Miyake, os pisos táteis tornaram-se uma referência mundial em acessibilidade urbana e um símbolo de inclusão para pessoas com deficiência visual e também motora (cadeirantes). Sua inovação impactou positivamente a vida de milhões de pessoas, abrindo caminhos seguros para a mobilidade urbana.
A IEME Brasil atua há mais de 20 anos na área de acessibilidade urbana, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente das necessidades dos cidadãos.
Conheça mais sobre o nosso trabalho nessa área acessando o link.
Leia mais
A acessibilidade urbana e as rotas acessíveis A acessibilidade urbana é uma questão fundamental para a democratização do direito de ir e vir nas... Contrato com a CPTM prevê reforma de 11 estações da CPTM A acessibilidade de pessoas com necessidades especiais é um dos focos de importante contrato da IEME com a CPTM para reforma de...